segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PET Educação_Atividades_2011

 



1- Nos dias 26 e 27 de julho o PIATI participou da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema central “O compromisso de Todos por um envelhecimento digno no Brasil” realizada no Auditório do Centro de Tecnologia Educacional Severino Lopes Loureiro em Campina Grande, sendo que para este momento foram designadas duas delegadas Maria Edilene Justino e Samara Tavares Batista, ocasião esta na qual as propostas do PIATI para melhoria da qualidade de vida do segmento idoso foram apresentadas, quais sejam: A Educação Intergeracional nas escolas da cidade de Campina Grande e a criação da figura do Cuidador Formal para idosos frágeis populares que moram sozinhos, dentre outras que também beneficiarão os sujeitos idosos. As referidas delegadas tiveram uma atuação tão significativa e combativa que foram escolhidas para participarem como delegadas na II Conferência Estadual dos Idosos que se realizará em data ainda desconhecida, de onde sairão os delegados representantes de cada um dos estados para participarem da III Conferência Nacional do Idoso já com data marcada para os dias 15 e 16 do mês de setembro, a mesma manterá o tema que inspirou a I Conferência Municipal. A qualificada participação do PIATI nessa assembléia confirma o histórico compromisso do Programa com os idosos e com a nossa proposta curricular da Educação Intergeracional desde 2003.
 2- O curso de cuidadores de idosos, pioneiro na cidade de Campina Grande, está sendo oferecido pelo PIATI pela terceira vez. Já foram formadas duas turmas com 30 alunos. Este curso tem dado uma contribuição valiosíssima para a qualidade de vida de idosos frágeis e dependentes, bem como para a valorização dessa profissão. A terceira versão terá suas aulas iniciadas no dia 18 de agosto com uma aula inaugural no Centro de Extensão José Farias Nóbrega às 19:00. Criamos também um Programa pela Rádio de Boa Vista com o objetivo de educar os familiares para o cuidado ético, humanizado e amoroso com os seus familiares.
3- O PET-EDUCAÇÃO-CONEXÕES DE SABERES está iniciando a execução de sua experiência de Educação Patrimonial no bairro das Malvinas intitulada "Nós pertencemos à cidade" com o propósito de contar uma história da cidade de Campina Grande focada nos populares e de desconstruir os discursos e as imagens espetacularizadas e aburguesadas sobre a nossa urbs, apresentando para os campinenses uma Campina Grande por trás dos bastidores.

Por Keila Queiroz e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário