Leituras PETianas.

Nesse espaço listamos as leituras que estamos lendo e/ou já foram lidas por nós!

1. BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

2. CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar na modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. 

3. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 2009. 


4. CERQUEIRA, Monique Borba. Pobres, resistência e criação: personagens no encontro da arte com a vida. São Paulo: Cortez, 2010.

 5. RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto; EDUSP, 1988.  

6. RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

7.  SARTI, Cynthia Andersen. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2003. 

 
8. SANTIAGO, Zélia Maria Arruda. Educação e Longevidade: reflexões contemporâneas. In: Cap. II. (pp. 50 – 76).

9.SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullyng: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

 
10. SILVA RAMOS, Keila Queiroz e. Os corpos enrugados e as relações intergeracionais no cotidiano doméstico. In.: Os corpos enrugados e “meus outros espelhos etários”. Tese. Programa de Pós Graduação em Sociologia - UFPB. Cap. 5. pp. 172 – 220.

11. SILVA RAMOS, Keila Queiroz e. História da minha trajetória de vida com os corpos enrugados. In.: Os corpos enrugados e “meus outros espelhos etários”. Tese. Programa de Pós Graduação em Sociologia - UFPB. Cap. 2. pp. 26 – 58.

12. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2006. 


13. SOUZA, Marcelo Lopes de. FOBÓPOLE: o medo generalizado e a militarização da questão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

14.  WACQUANT, Loic. Os condenados da cidade.  Rio de Janeiro: Revan, 2001.

15. PERROT, Michelle. Os excluídos da história. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1998.

16. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

17. FOUCAULT, Michel. De l’amitié comme mode de vie. Trad. Wanderson Flor do Nascimento. Entrevista de Michel Foucault concedida a R. de Ceccaty,J. Danet e J. Le Bitoux, publicada no Gai Pied, n. 25,abr.1981. Disponível em: http://www. Unb.br/fe/tef/filoesco/Foucault/amitie.html. Acesso em 12 de novembro de 2012

18. DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.

19. SANT’ANA, Márcia. A face imaterial do patrimônio cultural. In: ABREU, Regina (org.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

20. ERVING, Goffman. Estigma - notas sobre na manipulação das identidades deterioradas, 4ª Ed.: Rio de Janeiro, LTT, 2008.

21. LEITÃO, L. (org.). As praças que a gente tem, as praças que a gente quer: manual de procedimentos para intervenção em praças. Recife: Secretaria de Planejamento da PCR, 2002.

22. SANTOS, Milton Almeida dos. Técnica Espaço Tempo - Globalização e meio técnico-científico informacional, 4ª Ed.: São Paulo, Hucitec, 1998. 

23. MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense, 1998. 

24.  HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vertice, 1990.

25. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília/ DF, 1996.

26. CALADO, Alder Júlio Ferreira, COSTA, Mariza Vorraber, (Org.). Educação popular hoje. São Paulo. Edições Loyola, 1998.
Educação para jovens e adultos. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

27. FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2006. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009.

28. VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes Carvalho. Conceitos de educação em Paulo Freire: glossário/ MARIA, Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Regina Helena Pires de Brito – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, São Paulo, SP. Mack pesquisa – Fundo Mackenzie de Pesquisa, 2006.

29. ZAGO, Nadir (Orgs.). Família e escola-trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis. Vozes, 2000.

30. BARBOSA, Jorge Luís et al (org.). Ação afirmativa e desigualdade na universidade brasileira. Revista Coleção Grandes Temas. Rio de Janeiro. UFRJ. Pró-reitoria de extensão, 2010.

31. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Daecy de Oliveira? Prefácio de Jacques Chonchol 8ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, p 52. (O Mundo, Hoje, v. 24)

32. GADOTTI Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Diretor do Instituto Paulo Freire e Professor da Universidade de São Paulo. 21. Disponível em: <http://www.fase.org.br/v2/admin/anexos/acervo/1_gadotti.pdf. Acesso em: 21 jun. 2012

33. MARTINS, Gilberto de Andrade e THEÓPHILO, Carlos Renato. Polo técnico de pesquisa. In:  
34. MARTINS, Gilberto de Andrade e THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigaçãp Científica para Ciências sociais aplicadas. São Paulo; Atlas, 2007, p. 53 a 82.

35. Práticas e saberes populares: interações com diferentes espaços populares/ organização Jorge Luiz Barbosa, Jailson de Souza e Silva. - Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró- Reitoria de Extensão, 2010. 324.p.;il.; 24cm.- (Coleção grande temas).

36. RISTOOF, Dilvo Ilvo. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior/ Dilvo Ilvo Ristoff. Florianópolis: Instalar, 1999. 240p.

37. NETO, Herculano Candido de Sousa, SANTOS, Ricardo Araújo dos e COSTA, Adriano Ferreira. Produção Acesso e uso do espaço urbano do/no bairro das Malvinas em Campina Grande – PB. In. Anais XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, 2010.

38. RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Atica, 1993.

39. THIOLLET, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. -6. ed.-São Paulo: Cortez, 1994.

40. TUAN, Yi-FU. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1930.

41. ANDRADE, Aurília Coutinho Beserra. Formação humanizadora na educação infantil e a promoção de outro mundo possível. In. MAKNAMARA, Marlécio (org.). Encontros em educação: infância, história, política, cultura, meio ambiente... João Pessoa: Editora Universitária: UFPB, 2011.

42. BADINTER, Elizabeth. Um amor conquistado: O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

43. DEBERT, Guita Grin. A Reinvenção da Velhice: Socialização e Processo de Reprivatização do Envelhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2004

44. MAYALL, Berry. Relações geracionais na família. In. MÜLLER, Fernanda (org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2010.

45. PRIORE, Mary Del. (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2002.
REDIN, E. (org); REDIN, M. M. (org); MULLER, F. (org). Infâncias: cidades e escolas amigas da criança. Porto Alegre: Mediação, 2007.

46. SOUZA, Solange Jobim; SAUGADO, Raquel Gonçalves. A criança na idade mídia: reflexões sobre cultura lúdica, capitalismo e educação. In. SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares (orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis – RJ: Vozes, ( Coleção Ciências Sociais da Educação).



47. MASCARO, Sonia de Amorim. O que é velhice / Sonia de Amorim Mascaro. – São Paulo: Brasiliense, 2004.- (Coleção primeiros passos; 310)

48. ____ Presidência da República: Estatuto do Idoso, 2004: Disponível em: < http://www.planalto.gov.br> Acessado em: 24 de maio de 2012.

49. HOOVER, S.L & SIEGEL, J.A. International demographic trends and perspectives on aging. J. Cross-Cult. Geront., 1:5-30, 1986. Apud KALACHE, Alexandre. O envelhecimento da população mundial. Um desafio, (1987). Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rsp/v21n3/05.pdf > Acesso em: 16, jun, 2012.

50. SIMSON, Olga Rodrigues de Morais Von; NERI, Anita Liberalesso; CACHIONI, Meire. As múltiplas faces da velhice no Brasil – Campinas, SP: Editora Alínea, 2003. – (coleção velhice e sociedade).

51. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembrança de velhos/Ecléa Bosi. – 3.ed. – São Paulo: Companhia das letras, 1994.

52. BEAUVOIR, Simone de. A velhice / Simone de Beauvoir – Rio de Janeiro :  Nova Fronteira, 1990.

53. ZIMERMAN, Guite I. Velhice: aspectos biopsicossociais / Guite I. Zimerman. – Porto Alegre: Artes médicas Sul, 2000. 


54. AGUIAR, Vera Teixeira de (coord) et al. Era uma vez...na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte; formato Editorial, 2001. (Série Educador em Formação)p.47

55. ALVARES, Sonia Carbonell. Educação estética para jovens e adultos: a beleza no ensinar e no aprender. São Paulo: Cortez, 2010. p. 28 a 37.

56. GADOTTI Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Diretor do Instituto Paulo Freire e Professor da Universidade de São Paulo. 21. Disponível em < http://www.fase.org.br > 21/06/2012
57. MARTINS, Gilberto de Andrade e THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação Cientifica para Ciências Sociais aplicadas. São Paulo; Atlas. 2007, p. 57
58. RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras / Arlete Moysés Rodrigues; revisão Rosa M. C. Cardoso e Candida M. V. Pereira – São Paulo: Contexto; EDUSP, 1988. p.12
SANZ,Paulo de T.C.Fundamentos para o ensino das artes plásticas.Campinas-SPAlínea,2005. p.77.

59. DORNELLES, Levi Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In:
CRAIDY, Carmem Maria. KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: para que te quero? Porto Alegre: Artmet, 2001.

60. MELO, Glória Maria Leitão de Souza. BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida. MOTA, Marinalva da Silva. Ser criança: repensando o lugar da criança na educação infantil. Campina Grande: EDUEPB, 2009.

61. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

62. REDIN, Euclides. REDIN, Marita Martins. MÜLLER, Fernanda. Infancias: Cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.

63. WERNECK GL, Costa CHN. Utilização de dados censitários em substituição a informações socioeconômicas obtidas no nível individual: uma avaliação empírica. Epidemiol. Serv. Saúde 2005; 14(3):

64. BELL N, Schuuman N, Hayes MV. Using GIS-based methods of multicriteria analysis to constructo sócio-economic deprivation índices. Int. J. Health Geogr. 2007; 14:6 – 17.

65. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. O que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo: 1999.
66. RIBEIRO, Filomena. Motivação e aprendizagem em contexto escolar. Revista online do Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano. Revista 03, 2001. Disponível em: <http://www.cefop na.edu.pt> , acesso em 20 de junho de 2012.


 Por Jéssica Sobreira.