quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CONGRESSO EM NATAL


Normas para apresentação de trabalhos

Podem ser inscritos trabalhos para apresentação nas seguintes modalidades:
  • Simpósio Temático;
  • Pôster;
  • Minicurso.
 
Cada trabalho deverá estar vinculado a uma das cinco linhas temáticas do Evento:
  • Formação docente;
  • Diversidade, inclusão e contextos educativos;
  • Políticas e gestão da Educação;
  • Linguagens e práticas pedagógicas;
  • Fundamentos da Educação.
 
No ato da inscrição, o proponente deve, obrigatoriamente, indicar a modalidade e a linha temática em que o trabalho se insere.
A inscrição no I ENAPPE e o pagamento da taxa são condições para submissão de trabalhos. Cada inscrito pode submeter, no máximo, dois trabalhos. Não serão aceitos trabalhos com mais de três autores. No caso de coautoria, todos os autores devem se inscrever, efetuando o pagamento da taxa de inscrição correspondente. Ainda no caso de coautoria, o envio do trabalho no site do evento deve ser feito apenas uma vez, por um dos autores.
Todos os trabalhos aceitos para apresentação no I ENAPPE serão publicados, na íntegra, nos Anais do Evento, em CD-ROM. Os resumos desses mesmos trabalhos aceitos para apresentação serão publicados no Livro de Resumos do Evento (documento impresso). No que se refere ao conteúdo, à correção linguística e ao estilo, os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
A Comissão Científica do I ENAPPE é formada por doutores e mestres em Educação, de diversas instituições locais e nacionais, que desenvolvem estudos e pesquisas na área, organizada de modo a contemplar as cinco linhas temáticas do evento. A avaliação de cada trabalho será realizada por dois membros da Comissão Científica, considerando os seguintes critérios: 1) originalidade e relevância do trabalho; 2) consistência e rigor na argumentação; 3) interlocução com a produção da área e contribuição à linha temática do evento a qual o trabalho se vincula; 4) adequação às normas da língua escrita.
Se selecionado o trabalho, a carta de aceite estará disponível no sítio do evento. Caso o trabalho não seja selecionado para apresentação, a taxa de inscrição não será devolvida. Os trabalhos que não obedecerem às normas estabelecidas abaixo não serão avaliados.

Formatação geral dos textos:

Independente da modalidade (Simpósio Temático, Pôster, Minicurso), os trabalhos devem ser configurados para papel A4, observando as seguintes indicações: modo justificado, margem direita/superior/inferior 2,5 cm, margem esquerda 3,0 cm, fonte Arial no corpo 11.
Título em maiúsculo e negrito com alinhamento centralizado.
Resumo: deve conter introdução, temática ou objeto do estudo, objetivo(s), metodologia, resultados parciais ou conclusivos. O resumo não deve incluir referências bibliográficas e tabelas. Após o resumo, pular uma linha e incluir três palavras-chave. O corpo do resumo deve conter entre duzentas e trezentas palavras, com espaçamento simples entre linhas. O texto deve ser iniciado duas linhas após o resumo.
Texto: o texto deve ter espaçamento 1,5 entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos. Nas citações com mais de três linhas, o espaçamento é simples, com fonte 10. As citações e referências devem seguir as normas da ABNT. A extensão do texto dependerá da modalidade de inscrição do trabalho:
  • Simpósio Temático: o trabalho inscrito como Simpósio Temático deve conter entre dez e quinze páginas, incluindo resumo, notas, tabelas, referências finais (apenas aquelas utilizadas no corpo do texto) e anexos. No caso de o trabalho inscrito como Simpósio Temático ser aceito pela Comissão Científica do Evento, informa-se que cada trabalho deverá ser apresentado como comunicação oral, entre quinze e vinte minutos.
  • Pôster: o trabalho inscrito como Pôster deve conter entre três e cinco páginas, incluindo resumo, notas, tabelas, referências finais (apenas aquelas utilizadas no corpo do texto) e anexos. No caso de o trabalho inscrito como Pôster ser aceito pela Comissão Científica do Evento, o Pôster deve ser construído e apresentado com base nas seguintes normas: 1) Tamanho do Pôster – largura: 80 cm;  altura: 120 cm; 2) O título do trabalho no Pôster deve ser idêntico ao título do trabalho submetido para avaliação; 3) É obrigatória a presença do autor no horário estabelecido; 4) É proibida a apresentação: por terceiros (não autores); de trabalhos impressos sem características de um Pôster; de Pôster que não obedeça às normas gerais de tamanho e legibilidade.
  • Minicurso: o trabalho inscrito como Minicurso deve conter entre três e cinco páginas, incluindo: resumo, ementa, justificativa, objetivos, conteúdo, metodologia e referências do Minicurso. As notas, tabelas e anexos, quando houver, também devem integrar esse número estipulado de páginas. Caso seja necessária a utilização de algum recurso ou material pedagógico para a realização do Minicurso, essa informação deve ser inserida no texto. No caso de o trabalho inscrito nessa modalidade ser aceito pela Comissão Científica do Evento, informa-se que cada Minicurso terá duração de 6h/a distribuídas em duas manhãs de trabalho.
ATENÇÃO: o autor deverá enviar, no ato da inscrição, dois arquivos do mesmo trabalho: um deles sem identificação em PDF (que será destinado à Comissão Científica, para avaliação) e o outro com identificação em word (que, se selecionado, será destinado à publicação nos Anais do Evento).
Portanto, de acordo com as normas acima especificadas, o arquivo do trabalho sem identificação não deve incluir o(s) nome(s) do(s) autor(es) ouqualquer outra informação que o(s) identifique, tal como instituição ou e-mail. Para garantia do anonimato na avaliação, este será o arquivo destinado a dois membros da Comissão Científica.
Já o arquivo em formato .doc (Word), que também será enviado no ato da inscrição, deve ter, entre o título e o resumo, as seguintes informações:
  • Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (em maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra), instituição a que pertence, e-mail, agência de financiamento da pesquisa (quando houver), linha temática do evento a qual o trabalho se vincula, com alinhamento à direita e espaçamento simples.
No caso de o trabalho ser selecionado para apresentação no evento, este segundo arquivo será destinado à sua publicação.
Para inscrição de trabalho na modalidade Minicurso, é necessário que o proponente informe, apenas no arquivo com identificação (o arquivo .doc – Word), o resumo de seu currículo, em no máximo dez linhas, indicando também a URL de seu Currículo Lattes.
A lista dos trabalhos aprovados será divulgada no dia 05/10/2012.

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