segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Campina Grande sedia a 1ª Jornada de Educação Afro-brasileira e Indígena


Desde a década de 40 que o Movimento Negro vem lutando para que o Estado brasileiro reconheça a importância do processo civilizatório africano na formação da nossa cultura e história. Entretanto, apenas em 2003 esse sonho foi conquistado quando o Governo Federal alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e instituiu a História da África e Cultura Afro-Brasileira na matriz curricular de nossas escolas públicas e particulares.
Além dessa obrigatoriedade que deve perpassar por todo âmbito do currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira. A Lei 10.639\03 também inseriu no calendário escolar através do Artigo 79-B o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
Passados mais de 8 anos da criação desta Lei diversos governantes e agentes públicos resistem em cumprir com o que ela determina.Aqui em Campina Grande, por exemplo, percebemos que o quadro docente das redes municipal, particular e estadual de ensino pouco trabalha com a Lei 10.639\03 e ainda são muitos os gestores escolares que desconhecem os conteúdos das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Na verdade, falta capacitação pedagógica para os trabalhadores e trabalhadoras em educação face aos desafios educacionais oriundos da Lei 11.645\08, uma vez que a História e Cultura dos Povos Indígenas também deve constar na formação de nossos professores(as) e alunos(as). Até o presente momento, as diretrizes aqui citadas não foram formuladas e adaptadas ao contexto histórico e educacional de Campina Grande, pois o que tem ocorrido nesse debate no tocante à Lei 11.645\08 são atividades pontuais, geralmente construídas pelo esforço individual de alguns docentes.
Portanto, diante desse contexto, o Movimento Negro de Campina Grande em parceria com o SINTAB convida toda a sociedade civil a fazer um debate amplo e democrático sobre o cumprimento da Lei 11.645\08, visto que estamos no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes e sabemos que o Brasil só será um país justo e igualitário quando oferecer uma educação que realmente promova a plena igualdade racial, superando esse modelo de educação eurocêntrico, excludente e racista que historicamente tornou-se hegemônico em todos os níveis da educação brasileira.
Confira a programação
Quarta-feira 16\ 11\ 2011-  Manhã- 08:00h-  TEATRO do SESC CENTRO
v     Abertura: Jair Silva- Historiador e Coordenador do Movimento Negro de Campina Grande.
Napoleão Maracajá- Presidente do SINTAB.
v     Apresentação Cultural: Lançamento do “CD Versos a Dois”- Dido Voxon e Banda Princípio Attivo- ( Participação especial  Marcelo du B ).
v     Palestra: Estatuto da Igualdade Racial e Políticas Públicas Para a Cultura Afro-Brasileira.
Expositor: Chico César- Secretario de Cultura do Estado da Paraíba.
v    Palestra: Lei 10.639\03 e Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Expositor: Henrique Cunha Júnior- Mestre em História, Sociólogo, Doutor em Engenharia Elétrica e Professor da UFC.
v    Encerramento: Escola de Capoeira Afro Nagô- Instrutor Evaldo Batista ( Morcego )
Projeto NH2C- Hip Hop
Quarta- feira: Tarde- 14:00h-  MINI-TEATRO PAULO PONTES ( TEATRO SEVERINO CABRAL )
Coordenadora: Ana Lúcia Sales- Movimento Negro de Campina Grande
v     Palestra: Lei 10.639/03, Ciência e Tecnologias Africanas na Formação da Sociedade Brasileira.
Expositor: Luciano Mendonça de Lima- Doutor em História e Professor da UFCG.
v     Palestra: Abdias do Nascimento, Ativismo Negro e o Ensino de História da África e Cultura Afro- Brasileira.
Expositor: José Pereira de Sousa Júnior- Doutorando em História pela UFPE e Professor da UEPB.
Quarta- feira: Noite- 19:00h- MINI-TEATRO PAULO PONTES ( TEATRO SEVERINO CABRAL )
Coordenador: Jair Silva – Coordenador do Movimento Negro de Campina Grande
v     Mesa- redonda: Ensino de História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede Pública de Ensino: Por Que Tanto Descaso Com a Lei 11.645/08?
Expositores: Juciene Ricarte- Doutora em História e Professora da UFCG.
Waldeci Ferreira Chagas-Doutor em História e Professor da UEPB.
Sebastián Sánchez Martin- Doutor em Educação e Professor da UEPB

Disponível em: http://www.sintabpb.com.br/?p=2091


Postado por Jéssica Sobreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário