terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Arte da dança leva jovem do litoral cearense a brilhar em palcos do mundo

Em Icapuí (CE), cidade 200 quilômetros distante de Fortaleza, nasceu Jamila Lopes, 19 anos, filha de um pescador e uma costureira. Na infância viveu momentos difíceis, como acontece com grande parte da população brasileira, mas começou a mudar completamente a sua trajetória quando conheceu a Edisca (Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente), que por meio de parceria com o Instituto Ayrton Senna tem mudado a realidade de jovens cearenses (assista ao vídeo). 


A Edisca aplica o Educação pela Arte. O programa idealizado pelo Instituto trabalha a capacitação de educadores para uma educação integral por meio da arte. Dançando, pintando, atuando ou cantando, crianças e jovens têm a oportunidade de desenvolver competências que renovam seu interesse em estudar e alcançar sucesso na escola e na vida profissional.

Foi dessa maneira que Jamila descobriu seu talento para a dança, e começou a brilhar. Já se apresentou em várias partes do País e até no exterior, em Paris e Nova York. “A dança modificou totalmente meu caráter, minha postura. Se não tivesse a arte, eu teria um caminho bem mais difícil.”

O sucesso nos palcos incentivou Jamila a lutar por um futuro melhor. Conseguiu bolsa de estudos em um colégio de Fortaleza, e hoje estuda dança na Universidade Federal do Ceará. “Eu aprendi que, se sou determinada no palco, também preciso ser determinada na vida. Tenho que transformar os aplausos no palco em aplausos na vida.”

Apesar do sucesso, ela não esquece as origens. Hoje, dá aulas na Edisca, que trabalha com jovens de 8 a 19 anos desde 1992. “O diferencial de ser educado pela arte é a forma como você vê o mundo, de perceber o outro. Eu vejo as crianças quando entram e algum tempo depois, como muda o brilho nos olhos delas.”

Edisca. De acordo com Dora Andrade, idealizadora da Edisca, 400 alunos integram a escola. Segundo ela, a presença do Instituto Ayrton Senna é essencial para o sucesso do projeto. "Eu estava para desistir quando o Instituto apareceu. E hoje posso dizer que há uma Edisca antes e outra depois da parceria.”

O objetivo da Edisca é promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de comunidades em situação de risco social em Fortaleza. Com pedagogia centrada na arte (dança, teatro e artes plásticas), gera intercâmbio entre a escola, a família e a comunidade. Também busca fortalecer o ensino formal, por meio da integração entre as disciplinas.

Educação pela Arte. O programa tem como objetivo despertar habilidades relacionadas à sensibilidade, percepção e criatividade. É uma forma de complementar o ensino da escola formal. As crianças se divertem enquanto se preparam para ser cidadãs do século 21. Em 2010, atendeu 2765 crianças e capacitou 497 educadores de nove municípios em oito Estados do Brasil. Entre os atendidos pelo programa, o abandono escolar foi praticamente zerado, enquanto que a média do Brasil estacionou em 3,7%.


Postado por Jéssica Sobreira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário