sexta-feira, 23 de março de 2012

USP vai implantar o diploma virtual


A partir do próximo ano, os estudantes que concluírem seus cursos de graduação na USP receberão o diploma virtual, logo após a colação de grau. Com a implantação dessa iniciativa inédita, a USP torna-se universidade pioneira na emissão de um certificado oficial digital no país. A medida recebeu parecer favorável do Conselho Estadual de Educação (CEE), na reunião realizada na última quarta-feira, dia 21 de março, o que possibilitará que outras instituições adotem a tecnologia.
O diploma virtual possibilitará a comprovação de conclusão de curso àqueles bacharéis que não possam esperar a confecção do diploma em papel. É o caso, em especial, dos alunos que necessitam se inscrever na residência médica, no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cursos de pós-graduação ou em concursos públicos. “O diploma virtual não suprimirá o diploma em papel, é apenas um certificado mais moderno e de acordo com as “necessidades da atualidade”, afirma o secretário-geral da Universidade, Rubens Beçak.
Segundo Beçak, o aluno receberá uma assinatura digital que dará acesso ao certificado de conclusão de curso e ao histórico escolar. O secretário-geral destaca ainda que o diploma virtual é intransferível e poderá servir como comprovação do curso pela vida toda.
Atualmente, na Secretaria Geral, o certificado de papel é emitido em um mês. “Esse tempo pode variar de acordo com as rotinas das Unidades da USP em relação ao envio de documentos. Mas, na Secretaria, não ultrapassa os trinta dias”, garante.
Beçak avalia que a segurança contra fraudes também será maior. “Trata-se de um sistema tão seguro quanto o da Receita Federal”, destaca o professor, ressaltando que “o risco de falsificações será praticamente zero.” Ele lembra que a questão da segurança em relação a fraudes foi reforçada com a adoção do diploma único, em 2010. “A medida uniformizou um modelo de diploma para todas as Unidades da Universidade”, assevera.
Postado por Jéssica Sobreira.

Um comentário:

  1. Olá! Passando pra conhecer o seu cantinho... Adorei, muito legal. Já to seguindo para não perder as novidades ficarei muito feliz com sua visitinha em meu cantinho tbm.
    sou Blogueira unida numero 1164.http://artsbyre.blogspot.com

    ResponderExcluir