sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Concerto faz tributo ao maestro Pedro Santos


Concerto faz tributo ao maestro Pedro Santos

A homenagem será feita pela Banda Sinfônica José Siqueira nesta terça-feira (30), às 18h, no auditório da Reitoria, Campus de João Pessoa
A Banda Sinfônica José Siqueira do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai homenagear o maestro Pedro Santos com a realização de um concerto pelos 25 anos de sua morte, nesta terça-feira (30), às 18h, no auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa.

Terá como regente o professor José de Arimateia (Teinha) do departamento de Música
(UFPB) que vai executar obras de Pedro Santos e do repertorio abaixo:

- Carl Maria von Weber Concertino op.26
Para clarinete e piano

- Transcrição para clarinete e grupo de clarinetes:
 Prof. Arimatéia Veríssimo

- Jacques Ibert Concertino da Camara
 Sax Alto e Piano

- Transcrição para Sax Alto e grupo de Saxofones:
 Prof. Arimatéia Veríssimo

Pedro Santos
Como músico, o maestro, foi fundador do Coral Universitário da UFPB, do Madrigal Paraíba, Coral do IPE, Coral da Telpa, Coral da Ibrave. Foi regente das Orquestras Sinfônica de Câmara do Estado da Paraíba.

Destacou-se como um dos articuladores do movimento pela criação do Departamento de Artes e Comunicação  e fez parte do grupo responsável pela criação do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC). Foi também um dos implementadores do Programa Cinema Direto, em convênio com a Universidade de Nanterre, França.

Fez música para teatro e cinema, tendo participado de vários projetos nessas áreas. Estudou no Instituto Villa-Lobos e no Conservatório Nacional onde foi aluno de Heitor Villa-Lobos.


Banda Sinfônica “José Siqueira” foi criada em 1986 no departamento de música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica. Tem como regente titular, desde a sua fundação, o professor Sandoval Moreno de Oliveira.

Postado por Jéssica Sobreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário