quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MUDANÇAS CLIMÁTICAS REDUZIRAM ÁGUA DISPONÍVEL PARA A AGRICULTURA

 



As mudanças climáticas terão graves consequências na disponibilidade de água destinada à produção de alimentos e na produtividade dos cultivos durante as próximas décadas. A conclusão consta no estudo Mudanças Climáticas, água e segurança alimentar, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O relatório divulgado pela agência da ONU em Roma indica que deve haver uma aceleração do ciclo hidrológico do planeta, uma vez que a alta das temperaturas elevará a taxa de evaporação de água, da terra e do mar. A chuva, segundo o estudo, aumentará nos trópicos e em latitudes mais altas, mas diminuirá nas regiões que já são secas ou semi-áridas e no interior dos grandes continentes.

Assim, o aumento da frequência das secas poderia levar à necessidade de recorrer a um maior aproveitamento de água subterrânea para suprir a demanda da produção agrícola, enquanto a redução das geleiras afetará a quantidade de água de superfície disponível para a irrigação nas principais regiões produtoras.

Segundo a FAO, o aumento das temperaturas estenderá a temporada de crescimento dos cultivos nas regiões temperadas do Norte mas, por outro lado, reduzirá sua duração na maioria dos outros lugares do planeta. Tal processo, somado à maior taxa de evaporação, provocará uma queda do potencial de rendimento dos cultivos e da produtividade da água.Com o objetivo de responder aos desafios apresentados pela mudanças climáticas, a FAO também propõe algumas iniciativas como a "contabilidade da água", uma medição meticulosa da provisão, as transposições e as transações comerciais do recurso natural."A contabilidade de água na maior parte dos países em desenvolvimento é muito limitada e os processos de armazenamento ou não existem, ou são pouco desenvolvidos, ou são diferentes para cada caso", considera o relatório. Por este motivo, o estudo acrescenta: "Uma prioridade será ajudar os países em desenvolvimento a adquirir boas práticas para contabilizar a água e desenvolver sistemas armazenamento que sejam robustos e flexíveis".

O relatório aponta ainda que uma boa medida seria uma mudança nos padrões de plantação das fazendas, com alteração na época dos plantios para a redução do uso de água e otimização dos recursos de irrigação.

De acordo com o diretor-geral assistente de Recursos Naturais da FAO, Alexander Mueller, “os meios de subsistência das comunidades rurais estão em risco, assim como a segurança alimentar das populações das cidades.” Ele acrescenta que “as comunidades rurais mais pobres são as mais vulneráveis.”

Autor: Redação EcoD
 
 
Postado por Jéssica Sobreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário