terça-feira, 27 de setembro de 2011

Seminário discute direitos da criança e do adolescente

Será realizado no período de 17 a 19 de outubro no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa



Estão abertas as inscrições para o I Seminário: Avanços e desafios na efetivação dos direitos da criança e do adolescente: o papel da universidade na rede de defesa e proteção que será realizado de 17 a 19 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento terá como público: professores, alunos, gestores públicos e profissionais de organizações não governamentais.

A promoção será da UFPB através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), Comissão de Direitos Humanos (CDH) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

O seminário tem como objetivos: Refletir sobre o papel da Universidade na Rede de defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes; Debater e aprofundar o papel da Universidade na formação acadêmica e profissional no âmbito dos direitos da criança e do adolescente; Debater com gestores públicos a efetivação de um direito fundamental na proteção integral de crianças e adolescentes hoje particularmente ameaçado e violado:  a convivência familiar e comunitária; Fortalecer a luta política em torno dos direitos e garantias da criança e do adolescente.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail: seminariosncdh@gmail.com

Programação

Dia 17 de Outubro

13h - Credenciamento
14h - Solenidade de Abertura e Apresentação Cultural

Mediadora: Professora Maria de Nazaré Tavares Zenaide - Coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH)

15h - Tema: O papel da universidade na rede de defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes

Palestrante: Professora Irene Rizzini – Professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO), Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI)

Mediadora: Professora Maria Lígia Malta de Farias

16h - Debate

17h - Lançamento do Livro: “Direitos Humanos da Criança e do Adolescente: 20 anos do Estatuto” – Professora Irene Rizzini

Dia 18 de Outubro

08h30 - Tema: A Convivência Familiar e Comunitária como direito fundamental da criança e adolescente à proteção integral

Palestrante: Professora Irene Rizzini

Mediadora: Professora Maria do Socorro Vieira
Debatedores: Professora Maria Aparecida Ramos (Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba), Dr. Fabiano de Moura e Moura (Juiz da Infância e Juventude de João Pessoa), Dra. Soraya Escorel (Promotora da Infância e da Juventude de João Pessoa), Lau Siqueira (Secretário de Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa)

14h - Tema: O papel da universidade na formação acadêmica e profissional nos direitos da criança e do adolescente

Coordenador e mediador: Lorenzo Delaini Rede de Proteção Pró-Crianças e Adolescentes PB (REMAR)

Debatedores: Professora Maria do Amparo Caetano, Professora. Lúcia Guerra, Professora Socorro Vieira, Professora Fátima Pereira.

Dia 19 de Outubro

8h30 - Tema: O papel da universidade na efetivação dos direitos da criança e do adolescente: proposições e encaminhamentos

10h - Encerramento: REMAR (Rede de Proteção Pró-Crianças e Adolescentes PB), Lúcia Guerra e Maria Ligia Malta de Farias

Postado por Jéssica Sobreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário