quarta-feira, 20 de julho de 2011

PROBLEMAS COM AS CHUVAS NA PB

 Em Rio Tinto: Chuvas deixam saldo de 885 pessoas desalojadas; Prefeitura decreta situação de emergência

A Prefeitura Municipal de Rio Tinto confirmou na tarde de ontem (19), através da Assessoria de Comunicação um saldo de 885 pessoas afetadas / 281 famílias (desalojadas) pelas chuvas que atingiram o brejo e litoral paraibano. O Gabinete Institucional de Governo decretou Situação de Emergência no Município na manhã da segunda-feira (18).


Desse total, 75 famílias estão alojadas na Escola do Centro Integrado o que corresponde a 198 pessoas. Mais 41 pessoas estão abrigadas nas escolas de Salema de Dentro e Rua Nova. Na comunidade de Taberaba, 27 pessoas que também foram atingidas, estão recebendo atenção necessária da Prefeitura.

Desde o último sábado (16) até esta terça-feira, Homens da Defesa Civil Municipal e voluntários se mobilizaram no sentido de atenderam as vítimas localizadas nas comunidades ribeirinhas.
Assessoria de Comunicação em entrevista
As localidades afetadas são: Conjunto Durval de Assis, Veloso, Curral de Fora, Salema de Dentro, Ruas Superior e São João, e Rua da Oficina. A Defesa Civil Municipal está em alerta e neste momento em determinação da prefeita Magna Gerbasi, envidando esforços no sentido de atenderam as famílias afetadas nessas regiões.

As vítimas eram transferidas as pressas de canoas providenciadas pelo governo municipal, devido ao rápido aumento do nível das águas que pegou muitos de surpresa.

Algumas famílias relataram que perderam praticamente todos seus móveis e roupas. Até o momento, dois registros de desabamento parcial de casas. Uma casa na comunidade do Veloso teve a frente derrubada pela força das águas e outra na Rua São José. Um veículo Pálio ficou totalmente inundado em uma garagem.

Nas Escolas onde estão alojadas as famílias, a Prefeitura vem dando total assistência até que essas pessoas possam voltar seguras para suas residências.

A Secretaria de Saúde está disponibilizando equipe de saúde in loco com médicos, enfermeiras e agentes de saúde, além de medicamentos.

A Secretaria de Ação Social juntamente com a coordenadoria de projetos e equipes de assistentes sociais estão no Centro Integrado realizando os cadastros e dando assistências.

A Secretaria de Educação está mobilizada com seus profissionais (pessoal de apoio), inclusive nutricionistas, psicólogos, serventes e merendeiras.

O Tiro de Guerra de Rio Tinto juntamente com a Guarda Civil Municipal são os responsáveis pela segurança das vítimas e está no auxílio dos transportes de móveis que foram recuperados a tempo e recebem as doações por parte da sociedade civil e organizada.

O Departamento de Transportes da Prefeitura está de plantão com veículos: Caminhões, Ônibus, Tratores e pequenos veículos.

A Associação dos pescadores está com vários associados realizando os transportes das pessoas nas Canoas.

O Ministério Público através do Dr. Raldeck de Oliveira, entre outras entidades representativas e religiosas deu apoio na campanha (SOS Rio Tinto).

A Prefeitura lembrou a importante parceria da Imprensa, através das Rádios Correio do Vale e Interação FM, pelos espaços para divulgação da campanha, esclarecimentos ao povo e previsões de tempo.

Agradecimentos à população em geral pelas doações de roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Aos Conselhos Tutelar e do Idoso. Grupo EJC e outros.

A sede da Prefeitura Municipal de Rio Tinto localizada na Avenida Assis Chateaubriand foi totalmente invadida pelas águas e será transferida provisoriamente.

A Prefeita Magna Gerbasi esteve na tarde desta terça-feira (19) na Escola do Centro Integrado onde se reuniu com Secretários e ouviu as solicitações das famílias atingidas pelas chuvas.



























(Mais fotos em intantes, estamos atualizando)

Mais informações a qualquer momento.
Postado por Jéssica Sobreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário