sexta-feira, 29 de julho de 2011

UEPB realizará 2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade: Lourdes Ramalho e o Teatro Popular

A UEPB realizará no dia 19 de agosto a 2ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade: Lourdes Ramalho e o Teatro Popular, homenageando o reconhecido talento da referida dramaturga.  O evento ocorrerá no Teatro Municipal, das 09 às 21h, com entrada aberta a todos os interessados. De acordo com o projeto da iniciativa, a Jornada propõe um espaço de discussão sobre esses novos suportes e linguagens de que dispõe hoje o cordel, o teatro popular, entre outras poéticas, questionando o discurso acadêmico, um dos responsáveis pela exclusão dessas poéticas da oralidade, ampliando a compreensão delas no que concerne a sua função social, sua especificidade literária e as incursões dessas poéticas no livro impresso.

Segundo a coordenadora da Jornada, Joseilda de Sousa Diniz, o evento acontece não por acaso no dia que precede o aniversário de Lourdes Ramalho e também se associa ao lançamento nacional e internacional da obra da escritora na Galícia e em Brasília por ocasião do Grupo de Trabalho (GT) Mulher e Literatura.

A Jornada contará com a presença de grandes especialistas das tradições orais e em particular da obra de Lourdes Ramalho. Haverá leituras encenadas das obras da escritora por jovens estudantes e pesquisadores da UEPB e da comunidade campinense, assim como exposições e lançamentos de livros, bem como a encenação da peça inédita de Lourdes Ramalho, intitulada Os Doidos de Santidade, sob a direção de Saulo Queiroz.

Conforme Joseilda Diniz, “os estudos literários têm sido analisados, ao longo dos séculos, sobre um prisma meramente acadêmico e livresco. A tradição literária escrita que norteou profundamente os estudos acadêmicos, conseguiu durante muito tempo limitar o acesso às demais linguagens, suportes e a uma tradição “diferente” daqueles considerados como autênticos, legítimos representantes do pensamento nacional. No que se refere à literatura oral, houve sempre uma grande marginalização e desqualificação de poéticas ditas “populares” no contexto da literatura”.

“O sucesso da 1ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade: reinvenção e reescrituras, mostrou a importância do Acervo Átila de Almeida para a comunidade acadêmico - científica nacional e internacional, como referência de acervo público, futuro Pólo de Estudo e Pesquisa sobre as Tradições Orais”, disse. A professora acrescentou que por ocasião do evento realizado em fevereiro desse ano, “pode-se evidenciar a relevância dos trabalhos realizados na UEPB, no que se refere ao processo de salvaguarda, restauração, digitalização, pesquisa, promoção e divulgação do Acervo”.

Nesse sentido, “esse projeto de 2ª Jornada dá seguimento ao empreendimento de divulgação e promoção do Acervo Átila de Almeida e da importância de nos associarmos à homenagem realizada pela Galícia à obra da grande intelectual Lourdes Nunes Ramalho”, explicou.

A entrada do evento é franca, mas a comissão organizadora sugere que os interessados levem um quilo de alimento não-perecível que será direcionado ao Comitê de Solidariedade da UEPB e em seguida fornecido às vítimas das fortes chuvas, em Campina Grande.

Sem cerimônia

Conforme a professora Joseilda Diniz, a programação do evento terá um caráter descontraído e aqueles que o desejarem poderão participar da declamação de poesias e trechos da obra da homenageada.

A intenção é que a Jornada não se configure somente como um evento acadêmico, mas de participação geral, com vistas à troca de saberes, e o mestre sem cerimônias será o poeta, cantador e repentista Oliveira de Panelas. Na ocasião, ele proferirá as “Saudações Poéticas à Lourdes Ramalho”. O perfil do público-alvo centra-se nos pesquisadores, estudantes, artistas da cultura popular e a comunidade em geral.

Na ocasião, também haverá o lançamento da obra de Lourdes Ramalho na prestigiosa edição Arquivos Teatrales de Espanha- Galiza, em co-edição com a Editora Universitária da UEPB (EDUEPB). "É a primeira co-edição internacional da nossa Universidade que atravessa fronteiras para se associar e prestigiar com os europeus a importância da obra da dramaturga no cenário do teatro nordestino, brasileiro e internacional", enfatizou Joseilda Diniz.

Os participantes convidados são pesquisadores e estudiosos de diversas localidades do Brasil e do exterior, onde cada um deles tem papel relevante, no desenvolvimento e preservação de expressões artístico-culturais que resgatem e promovam a cultura nordestina. Entre eles figuram o Prof. Dr. Cidoval Morais de Sousa, coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB, diretor da EDUEPB; o Prof. Dr. Diógenes Maciel, que atua no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Instituição; o médico de formação, Everaldo Lopes, leitor voraz de Lourdes Ramalho; a Profª Drª Francisca Pereira dos Santos, da Universidade Federal do Ceará (UFCE), estudiosa das vozes femininas na literatura de cordel, e autora do livro “Romaria de versos: mulheres cearenses autoras de cordel”; o professor do Departamento de Artes da UEPB, Hermano José, jornalista, diretor e ator e um dos melhores conhecedores da obra “ramalhiana”, assim como o docente da UEPB e artista plástico Prof. Dr. Inácio Macedo, que possui vasta experiência na área de Educação.

Ainda se fará presente a dramaturga Lourdes Ramalho; o Prof. Dr. da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Helder Pinheiro, especialista nas áreas de Literatura Brasileira e Literatura e Ensino, a coordenadora do evento, Profª Drª Joseilda de Sousa Diniz, doutora em Literatura Estrangeira e Comparada pela Universidade de Poitiers, na França, com pesquisa sobre o poeta, cantador-repentista e pesquisador José Alves Sobrinho e coordenadora das Jornadas de Estudo Internacional Poéticas da Oralidade na UEPB, no âmbito das atividades de pesquisa desenvolvidas no Acervo Átila de Almeida.

Pode-se destacar, além disso, as presenças da professora emérita e diretora da equipe brasileira do Centre de Recherches Latino- Américaines – CRLA-ARCHIVOS e Fonds Raymond Cantel, da Universidade de Poitiers, França, especialista em literatura medieval em línguas românicas e de literatura brasileira dos séculos XIX e XX, Ria Lemaire; do jornalista e teatrólogo paraibano Saulo Queiroz e da professora da UFCG Profª Drª Valéria Andrade, especialista na obra de Lourdes Ramalho.


Mais sobre Lourdes Nunes Ramalho ou a Gil Vicente Sertaneja

Segundo a professora Joseilda Diniz, Lourdes Ramalho é considerada na Península Ibérica como a Gil Vicente Sertaneja. “No âmbito do lançamento de seu livro na prestigiosa edição de Arquivos teatrales de Espanha, na Galiza, e do lançamento simultâneo da obra em agosto, nas cidades de Brasília e em Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraíba sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e o Acervo Átila Almeida vem se associar à cidade de Campina Grande para prestigiar a voz feminina mais nordestina do teatro brasileiro”, ressaltou Joseilda Diniz.

Para a professora, “o teatro de Lourdes Ramalho revisita as tradições de nosso povo, pondo em relevo o seu imaginário, o jeito de ser, de sentir e de se estar no mundo nordestinos. O teatro da Dona Lourdes, respira a cadência rítmica e saborosa das coisas que ela ouviu, viu, participou e/ou imaginou. Fatos e coisas são habilmente tecidos na escritura dessa nordestina que, com grande sensibilidade e pertinência, aborda nas relações humanas de seus personagens, os conflitos e a realidade do indivíduo”, afirmou.

A professora e dramaturga Lourdes Nunes Ramalho, como gosta de ser chamada, é uma das vozes femininas mais destacadas na dramaturgia nordestina, sendo respeitada e conhecida em todo o Brasil, assim como na Europa, com obras publicadas e premiadas no País, na Espanha e em Portugal. Autora de obra vasta, com quase cem textos teatrais, Lourdes Nunes Ramalho, apresenta uma obra rica em tradições orais, revisitando o universo da poesia popular, do folheto de feira e da cantoria que, animara tanto a sua infância.

De acordo com a pesquisadora e especialista na obra da dramaturga, Valéria Andrade, atualmente, a escritora dedica-se à Genealogia, “revelando-se também aí a pesquisadora de fontes históricas, interessada em descobrir as raízes judaicas da cultura nordestina e, por extensão, da sua própria família”.

Disponível em: http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3296&catid=3296&Itemid=410
Por Jéssica Sobreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário