quinta-feira, 7 de julho de 2011

DICA DE FILME - 5X FAVELA

Oiii Pessoal :D

Hoje vim falar pra vocês sobre o filme que assistimos: 5x favela, agora por nós mesmos

CONFIRAM O TRAILER OFICIAL DO FILME:




Um filme passado em favela no qual aguarda-se uma hora até que seja ouvido um tiro; um filme sobre favelados que são assaltados por "playboys" da zona sul do Rio; um filme em que um rico critica o pobre por querer "tirar onda de fodido"; um filme sobre favela em que a alegria e o lirismo sobrepõem-se mas não escondem a violência; um filme sobre favela em que os moradores são vítimas, mas também responsáveis pela violência.
"5 x Favela - Agora por Nós Mesmos" é uma obra múltipla do nome à produção --fruto de trabalho coletivo de mais de duas centenas de moradores de favelas do Rio. É múltiplo porque escrito por oficinas de roteiro em comunidades carentes, mas principalmente por expor personagens a facetas variadas, na contramão do mercado, do senso comum e da divisão social estabelecida. Como filme múltiplo, é desigual, como a realidade que retrata.
Contraposta a "5 x Favela" de 1962, obra do catequizador Centro Popular de Cultura, a versão 2010 pode ser enquadrada como revisão crítica do ideário esquerdista de usar a arte para conscientizar as massas. O papo agora é colocar as massas para conscientizar as artes.
O primeiro episódio, "Fonte de Renda", dirigido por Manaíra Carneiro e Wavá Novais, narra a dificuldade do favelado em cursar direito em meio a alunos de classe média e alta.
Depois de insinuar queda para resolução clichê da tensão dramática, salva-se da obviedade, mas não escapa da solução moralista adequada a quem pretende ser "gente de bem".
Em "Arroz com Feijão", direção de Rodrigo Felha e Cacau Amaral, a doçura da atuação das crianças Pablo Vinicius e Juan Paiva rejuvenesce a fartamente explorada situação de família pobre com dificuldades para comer. Mas não consegue superar o trivial.
No terceiro episódio --"Concerto Para Violino", dirigido por Luciano Vidigal a partir de roteiro criado em oficina em Parada de Lucas--, emerge a violência, ouve-se o primeiro tiro após uma hora de projeção e tem-se a imagem mais impactante quando policiais e traficantes acumpliciados queimam vivo um inimigo comum.
É o momento agudo do filme, que a partir daqui começa a encorpar-se. O episódio é uma versão apobretada de "Cidade de Deus" ou "Tropa de Elite" --e isto é um elogio.
Sem maneirismo publicitário ou reacionarismo de classe média, as fronteiras entre bandidos e mocinhos são embaralhadas a evitar empatias manipuladoras, seja de dó ou catarse.
"Deixa Voar", dirigido por Cadu Barcellos, tem a abordagem mais criativa e inusual, mostrando como as relações sociais se constroem ou são interditadas em razão de limites de território estabelecidos por facções rivais do tráfico de drogas. É o roteiro mais bem construído.
O episódio final "Acende a Luz", dirigido por Luciana Bezerra, foi baseado em experiência dos moradores, quando ficaram sem luz na véspera do Natal de 2008. É uma narrativa redentora, empenhada em afirmar um espaço como território alegre e integrador, na qual a palavra "comunidade" se justifica pelas relações baseadas no afeto, não como eufemismo para favela.
Produzido por Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães, o filme, como o original de 50 anos atrás, é arte engajada, apesar de não ser política nos termos clássicos. Mas foge do paternalismo, é original em sua empreitada --apesar de nem sempre o ser na linguagem cinematográfica.
Multiplica os fazedores de cinema, as vozes da favela, os olhos de quem decide o que focar. Multiplica para dividir cultura, experiências e visões de mundo.

FICHA TÉCNICA:
País / Ano: Brasil / 2010
Duração: 103 minutos
Direção: Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra
Elenco: Silvio Guindane, Flavio Bauraqui, Hugo Carvana, Vitor Carvalho
Censura: 14 anos

Postado por Jéssica Sobreira.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoas, passando pra dizer que foi legal a exibição do filme 5X FAVELA, que nos permitiu uma visão mais clara a cerca dos diferentes acontecimentos e situações que podem estar presentes ou ocorrer nas comunidades. Quero ressaltar ainda, que foi ótima nossa visita na comunidade pela manhã, a recepção foi agradável por parte dos moradores e acredito que este seja um ponto positivo para iniciarmos esse primeiro contato e possivelmente desenvolver nossas atividades na mesma.

    Beijocas!

    Cíntia Cassiely =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Cíntia!

    Desculpe pela ausência da visualização da postagem! Problema resolvido :D`
    Obrigada pelo comentário!

    Beijoss

    ResponderExcluir