sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aulas da UFCG devem ser retomadas no dia 24, diz sindicato


Calendário segue indefinido e será discutido a partir da segunda-feira (17).
Decisão saiu em assembleia realizada na manhã desta quarta (12).

Do G1 PB
4 comentários
Os docentes da UFCG decidiram, em assembleia na manhã desta quarta-feira (12), suspender a greve a partir da próxima segunda-feira (17) e retomar as aulas no dia 24. O espaço de tempo de uma semana entre o fim da greve e o reinício das aula se deve aos encontros que os professores terão com as pró-reitorias para definir o novo calendário de aulas pós-greve. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (AdufCG), a ampla maioria dos professores votou a favor da suspensão, com apenas 20 votos contrários ao fim da greve.
Diante da aprovação, a AdufCG enviará ao Comando Nacional de Greve dos docentes de universidades federais, o indicativo de suspensão unificada da greve. De acordo com a assessoria da AdufCG, a intenção dos docentes da universidade é de que a greve seja terminada de maneira conjunta, da mesma forma como a paralisação nacional foi iniciada. O calendário letivo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) referente aos semestres de 2012, bem como como a divulgação das notas do 1° semestres e as matrículas do 2°, só serão definidas após a reunião da Câmara de Ensino Superior da UFCG.
Apesar do fim da greve, os docentes da UFCG afirmaram que a pressão para que as reinvidicações que motivaram a paralisação continuará sendo exercida. Conforme a AdufCG, os professores continuarão realizando assembleias para discutir os dois principais pontos da mobilização: a reestruturação da carreira e a melhoria das condições de trabalho. Segundo os docentes, assembleias serão realizadas em todos os campi com o objetivo manter a mobilização ativa para que o governo volte a discutir com a classe.

Os professores da Universidade Federal de Campina Grande estavam em greve há mais de 115 dias, paralisação que deixou cerca de 25 mil alunos sem aulas. Mesmo com o calendário indefinido, a Reitoria adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013. O processo seletivo da UFCG não deve ser afetado, visto que a universidade usa o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro para aprovação. As provas do Enem estão previstas para serem realizadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário