quarta-feira, 5 de setembro de 2012

No Ar Coquetel Molotov promove debates e oficinas em prévias


Como parte de sua programação prévia, o festival No Ar Coquetel Molotov também abre espaço para discussões sobre temas diferentes, com o intuito de integrar o público a um circuito de novas questões e ideias na produção e difusão cultural. Além de discutir, o festival também incentiva seu público a colocar a mão na massa e participar de oficinas que oferece em parceria com outros projetos e instituições.
Desde suas primeiras edições, o festival No Ar Coquetel Molotov dá oportunidade ao público de entrar em contato com um ambiente de discussões de temas atuais relacionados a música e outros segmentos culturais com a presença de debatedores de diversas áreas. Neste ano, o festival apresenta debates sobre meio ambiente e sustentabilidade, produção de discos de vinil e moda e consumo com a participação de convidados especiais.
DEBATES - Os debates do No Ar 2012 acontecem no auditório da Livraria Cultura entre os dias 18 e 20 de setembro e são abertos ao público. O primeiro dia de debates (18/09) é dedicado a discussões sobre sustentabilidade em grandes cidades, procurando ideias de equilíbrio no cuidado do meio ambiente no meio urbano, trazendo como debatedores Sergio Xavier (Secretaria do Meio ambiente e Sustentabilidade) e Verônica Ribeiro (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
A compra e venda de discos de vinil em tempos atuais é abordada no segundo dia de debates do festival no dia 19 de setembro. Esta mesa de debates é feita em parceria com o blog Outros Críticos e terá a participação de Rafael Cortes, do selo Assustado Discos, e Marco da Lata, da banda Anjo Gabriel, que fará um pocket-show no local encerrando a noite.
Babi Jácome, da Elas3Comunicação, e o jornalista Phelipe Rodrigues, do Diario de Pernambuco, participam da última mesa de debates do No Ar 2012, onde abordam a moda e seu consumo no cotidiano, desde a escolha de figurino em ensaios fotográficos profissionais como ainda a “instagramatização” das peças que as pessoas andam mostrando nas redes sociais.
OFICINAS – Com temas ligados a produção de mídia independente, as oficinas do No Ar 2012 acontecem no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, entre os dias 18 e 20, no horário das 14h às 18h, com inscrições gratuitas. As oficinas, realizadas em parceria com a rede Fora do Eixo, vão dar noções sobre distribuição de conteúdo de forma colaborativa estimulando os participantes a serem agentes de difusão utilizando as redes sociais e a tecnologia disponível.
A ideia é que a prática das oficinas seja feita durante o próprio festival, nos dias de shows, com uma cobertura multimídia em vídeo, fotos e troca de informações na Web. O Fora do Eixo estará presente no festival realizando uma Cobertura Colaborativa, produzindo conteúdo e mostrando em tempo real os shows e atividades do evento.
Programação
Terça - 18 de Setembro - 19h
Eco ideias para cidades sustentáveis
Com Sergio Xavier (Sec. do Meio ambiente e Sustentabilidade) e Verônica Ribeiro (Sec. de Desenvolvimento Econômico)

Quarta - 19 de Setembro - 19h
Resgate do consumo estético do vinil
Com Rafael Cortes (Assustados Discos) e Marco da Lata (Banda Anjo Gabriel)

Quinta - 20 de Setembro – 19h
Moda, estilo e visibilidade instantânea
Com Babi Jácome (Elas3) e Phelipe Rodrigues (Diario de Pernambuco)
Local: Livraria Cultura - Cais da Alfândega – Recife Antigo
Entrada gratuita

Oficinas
Terça - 18 de Setembro - 14h às 18h
Cobertura Colaborativa
Instrutores: Michelle Parron e Jéssica Miranda
Planejamento, produção e distribuição de conteúdo de forma colaborativa e intensiva. A Cobertura Colaborativa é uma prática onde se juntam interessados em geral para contribuir num processo coletivo de produção de conteúdo estimulando a conexão de agentes da cidade que trabalham com comunicação. O objetivo da oficina é criar um plano de cobertura para ser aplicado ao longo do festival, considerando as experiências de cada um dos participantes nas áreas de fotografia, vídeo, redação, rádio, redes sociais.

Quarta - 19 de Setembro - 14h às 18h
Seja a Mídia – Midialivrismo
Instrutores: Dríade Aguiar e Fernanda Quevedo
Quem faz a comunicação? Hoje a produção e a distribuição de toda e qualquer tipo de informação podem ser feitas por qualquer pessoa que queira comunicar e expressar a sua realidade, o seu ponto de vista, algum acontecimento. Através do Cidadão Multimídia a comunicação se transforma e passa a adquirir níveis de subjetivade que trazem níveis de informação mais profundos e legítimos. Assim a oficina de midialivrismo busca debater cases de referência e abordar ferramentas tanto de produção quanto de difusão de conteúdo.

Quinta - 20 de Setembro – 14h às 18h
Guerrilha Audiovisual
Instrutores: Thiago Dezan, Filipe Peçanha e Paulo Winz
A partir dos princípios midialivristas de produção de conteúdo o audiovisual se insere como uma ferramenta de guerrilha que pode traduzir realidades em tempo real, documentar acontecimentos e projetar imagens nos espaços públicos e abertos. A Guerrilha Audiovisual então é a aplicação de táticas viáveis para criar transmissões, registros em vídeo e projeções a partir de equipamentos acessíveis.
Local: Auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Av. Marquês de Olinda, 222 – Recife Antigo

Inscrições gratuitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário