segunda-feira, 3 de setembro de 2012

NÚMEROS DO IDEB VOLTAM A COLOCAR CAMPINA GRANDE EM DESTAQUE NACIONAL


Mais uma vez, Campina Grande foi destaque na imprensa nacional em números negativos. Na matéria do economista Gustavo Ioschpe, publicada na revista VEJA dessa semana, a cidade aparece em décimo lugar no ranking das redes municipais com pior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os números do Ideb apontam a real situação das escolas em Campina Grande. O índice é usado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino básico no país e ainda mostrar a evolução e indicar caminhos para a melhora no quadro. Nas últimas notas divulgadas, Campina Grande teve seu desempenho estagnado. A nota do município se mantém desde 2007 em 2,9, sem crescimento.

Outro fato que marcou a semana e a imagem da cidade foi a falha de um dos candidatos a prefeito de Campina Grande, que errou a sigla do Ideb em seu guia eleitoral. Gustavo Ioschpe, que também é idealizador do projeto "Ideb na Escola" (http://www.idebnaescola.org.br/), assistiu ao vídeo do candidato e comentou, através de seu twitter: "Coisa triste...".

Para resolver o problema da educação em Campina Grande é preciso investir em todas as escolas da rede municipal, adotando um padrão de excelência, e não recuperando uma ou outra. É o que afirma o educador João Batista Araújo, presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG dedicada à educação, em entrevista à VEJA de 22 de agosto.

João Batista destaca ainda a falha de muitos gestores que querem transformar a educação apenas entregando tablets e outros equipamentos aos alunos, quando perguntado sobre a compra de milhares de tablets pelo MEC.

"Nenhum país conseguiu melhorar a educação a partir do uso da tecnologia. Não estou dizendo que a tecnologia seja ruim. Ela tem seu potencial, desde que seja usada no contexto apropriado. Não adianta colocar ingredientes certos na receita errada", afirmou o educador. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário