domingo, 2 de setembro de 2012

Sistema de cotas utiliza desempenho do Enem como critério de avaliação


Considerado o maior teste educacional do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a ser utilizado como critério único para seleção de cotistas em universidades e instituições federais. A lei já entra em vigor a partir desta edição do exame, agendada para os dias 3 e 4 de novembro.
Sancionada pela presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira, 29 de agosto, a lei nº 12.711 prevê que, no mínimo, 50% das vagas, em cada vestibular, sejam reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio, com aprovação, em escola pública e para candidatos negros, pardos ou indígenas.
Na proposta original, a avaliação seria feita com base no Coeficiente de Rendimento (CR), obtido a partir da média aritmética das notas do Ensino Médio. Contudo, o artigo foi extinto do projeto e, com o veto, o desempenho no Enem passará a ser utilizado na avaliação.
Lei das Cotas
Conforme previsto na lei, as instituições públicas de ensino superior deverão implementar, a cada ano, no mínimo 25% da reserva de vagas. O prazo máximo para cumprimento integral da Lei de Cotas é de quatro anos, ou seja, 2016.  A universidade que promove apenas um vestibular por ano terá que adotar o sistema já no processo seletivo final de 2012, se previsto.
A metade das vagas deverá ser preenchida por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de cada região. Já a outra metade será destinada para estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 933) por pessoa. A previsão é de que em 10 anos o Poder Executivo faça uma revisão do sistema.
Enem
Inicialmente criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio, o Enem passou a ser utilizado também como facilitador de acesso à educação superior. Primeiramente por programas do Ministério da Educação como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Agora, como critério de seleção de cotistas em universidades e instituições federais.
Composto por quatro provas objetivas, sendo 45 questões de múltipla escolha e uma redação, em cada uma delas, o Exame é realizado em dois dias nas várias unidades da Federação. As seguintes áreas de conhecimento são avaliadas, através dos testes: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias. A partir de outubro, os participantes terão acesso ao Cartão de Inscrição, com os locais de prova. Já a divulgação do resultado está prevista para final de dezembro.

Um comentário:

  1. Olá querida amiga Jessica! Em primeiro lugar quero me desculpar por está passando aqui e com um comentário prontinho. Costuma fazer isto nos Domingos porque tenho mais um tempinho e desejo visitar o maior número de seguidores. Mas o que importa mesmo e fazer te uma visita para desejar muita paz, saúde , sucesso e felicidade, com a realização dos teus sonhos. E como reflexão deixo esse lindo pensamento de Mestre Khane que diz:
    “Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade.” Abraços, fica na paz de Deus.



    ha! jessica! tem sorteio no blog, passa lá você vai gostar tem livros!

    ResponderExcluir