quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Grupecj comemora 10 anos e realiza seminário “Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano”


Com foco nos estudos e pesquisas sobre as interfaces entre o cotidiano e o jornalismo, o Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (GRUPECJ)  comemora 10 anos de fundação com a realização do seminário “Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano”. O evento acontece nos dias 03, 04 e 05 de outubro, no auditório 412 do Centro de Ciência Humanas Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, com programação nos dois turnos.
No primeiro dia, a programação abre às 14h com exibição de um documentário sobre os 10 anos do Grupo e fala do Prof. Dr. Wellington Pereira, coordenador do Grupecj, e do Prof. Dr. Henrique Magalhães, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, além de lançamento de livros.
No dia 04, o evento começa às 9h com palestra do professor Luís Martins, da Universidade de Brasília (UnB), sobre ‘Imprensa, cidadania e cotidiano’. Às 14h, os comunicadores Daniel Abath, Geanne Batista e Patrícia Monteiro participam da mesa redonda sobre ‘Metodologias de pesquisa em Mídia e Cotidiano’.
Na sexta-feira pela manhã, a professora Cristiane Freitas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), profere palestra sobre ‘Interações metodológicas em pesquisas sobre o cotidiano: cinema, imaginário e cultura’. Às 14h, o seminário entrega o Prêmio de Incentivo à Pesquisa no Nordeste, com homenagem ao professor Luís Custódio, da Universidade Estadual da Paraíba.
Criado em março de 2002 pelo professor Wellington Pereira, em uma década o Grupecj conta com oito livros lançados e credibilidade e reconhecimento que lhe renderam alguns prêmios, entre eles: o Rumos Itaú Jornalismo Cultural (2007/2008) e o Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2008). O Grupo é composto por olhares múltiplos que revelam o cotidiano como espaço de referência para (re) construção e (re) leituras de diversos objetos com interface mídia e cotidiano.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 01 de outubro no link http://migre.me/aMlgf
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira    03/10
14h -  Abertura
  • Exibição do Documentário sobre os 10 anos do Grupecj
  • Mesa com o Prof. Dr. Wellington Pereira (coordenador do Grupecj) e o Prof. Dr. Henrique Magalhães (coordenador do PPGC-UFPB).
  • Lançamento de livros
Quinta-feira   04/10
9h -  Palestra com o Prof. Dr. Luís Martins (UNB)
Tema: Imprensa, cidadania e cotidiano
14h -  Mesas redondas
Tema: Metodologias de pesquisa em mídia e cotidiano
Participantes: Daniel Abath, Geanne Batista, Patrícia Monteiro e Sérgio Melquior
 Sexta-feira   05/10
9h -  Palestra com a Prof.ª Drª. Cristiane Freitas (PUCRS)
Tema: Interações metodológicas em pesquisas sobre o cotidiano: cinema, imaginário e cultura
14h – Prêmio de Incentivo à Pesquisa no Nordeste
  • Homenagem ao professor Luís Custódio (UEPB)

Mini-currículo dos palestrantes:
Cristiane Freitas Gutfreind é doutora em Sociologia pela Universidade de Paris 5 (Sorbonne), professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação da PUCRS, pesquisadora do CNPq e editora da Revista Famecos. Membro da Association Française des Enseignants et Chercheurs du Cinéma et de l’Audiovisuel. Possui vários artigos publicados em revistas científicas sobre Teorias do Cinema, História e Comunicação.
Luiz Martins da Silva é doutor em Sociologia pela UnB/ Universidade de Nova Lisboa. Coordenador do projeto de extensão SOS-Imprensa. Integra a Linha de Pesquisa Jornalismo e Sociedade na UNB com o projeto A Ideia do Pós-jornalismo (Bolsa PQ-CNPq). Atua nas áreas de Comunicação e Mobilização Social, Comunicação Pública, Jornalismo Público e Leitura Crítica da Mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário