sexta-feira, 14 de setembro de 2012

IFPE aumenta as vagas em 72% e unifica o vestibular 2013


Outra novidade será a criação de cotas para para moradores da zona rural.
De 24 a 26 de setembro começa o período para pedido de isenções.

Do G1 PE
Comente agora

Em 2013, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) aumentará em 72% o número de vagas para os candidatos e unificará o vestibular. Ao todo, serão oferecidas 6.178 vagas (6.842 com o SiSU - Sistema de Seleção Unificada), distribuídas em nove campi, além dos polos de educação a distância. O anúncio das novidades para o processo seletivo deste ano foi feito na manhã desta sexta-feira (14), na sala de conselho da instituição, na Cidade Universitária, zona norte do Recife.
Outra novidade será a criação de cotas para para moradores da zona rural. A nova cota beneficiará estudantes de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão. Em 2013, o IFPE, que só aceitava estudantes oriundos das redes municipais e estaduais passará a aceitar os da rede federal.
Além disso, este ano toda a oferta da segunda entrada será preenchida por meio do SiSU. As inscrições começam em 1º de outubro (apenas pelo site do IFPE) e custarão R$ 20 (cursos técnicos) e R$ 50 (cursos superiores). As provas dos cursos superiores e técnicos serão realizadas em 16 de dezembro. A previsão é que no próximo dia 21 saia o edital completo com todas as informações sobre o processo seletivo.
No Vestibular 2012, o número de vagas era de 3.500 no IFPE. A oferta em 2013 para os cursos técnicos é de 5.478 vagas, sendo 3.776 na modalidade subsequente (ensino médio completo) e outras 1.702 na modalidade integrado (ensino fundamental completo). A expectativa, segundo a reitora do IFPE, Cláudia Sansil, é que haja 40 mil inscritos no processo seletivo de 2013.
Coletiva do IFPE sobre vestibular 2013 (Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)
Coletiva do IFPE sobre vestibular 2013
(Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)
Isenções

De 24 a 26 de setembro começa o período para pedido de isenções, que deverão ser feitas apenas presencialmente. Na ocasião, o aluno deverá apresentar os documentos comprobatórios para a análise. Segundo o presidente da comissão do vestibular do IFPE, Rinaldo Malaquias, no ano passado quem pediu isenções foi atendido. No total, houve 3 mil solicitações. Somente no campus do Recife, em 2013, haverá disponibilidade para 2 mil vagas, de um total de 4.700 disponíveis. Cada campus e polo de ensino a distância (com exceção do campus da capital pernambucana) terá 300 isenções.

No ato da solicitação do pedido de isenção, o estudante deverá levar a cópia do RG, o histórico escolar, uma conta de energia elétrica e um comprovante de renda. O resultado das isenções sai antes do início das inscrições.
Cotas

O IFPE não terá de se adaptar à nova lei das cotas racias, aprovada em agosto passado, porque, segundo Malaquias, o sistema de cotas já vem sendo adotado pela instituição desde 2006. Desta forma, 50% das vagas do vestibular do IFPE serão destinados a alunos da rede pública de ensino. A novidade é que, dentro das cotas, haverá uma espécie de "subcota". Alunos que estudam em escolas públicas da zona rural dos municípios terão 25% das vagas da cota reservadas.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário